Biografia



Informação Geral

Nome completo: Katheryn Elizabeth Hudson
Nascimento: 25 de outubro de 1984 em Santa Bárbara, Califórnia, EUA
Géneros: pop, pop rock e dance
Ocupações: cantora, dubladora, compositora e atriz
Instrumento (s): vocal (contralto), viola e guitarra
Período de atividade: desde 1999

Influências: Cyndi Lauper, Freddie Mercury, Madonna, Alanis Moirissette, ABBA e Ace Of Base.

Origens e infância
Katy Perry é filha de pastores evangélicos, a sua mãe chama-se Mary Hudson e seu pai Keith Hudson e possui dois irmãos, uma irmã mais velha Angela Hudson e um irmão mais novo David Hudson.
A cantora possui descendência portuguesa da parte da mãe, três dos seus trisavós eram originários da Horta, Açores.
Cresceu a ouvir música gospel devido à religião dos pais, era proibida de ouvir outras músicas  e aos nove anos começou a cantar na Igreja de Santa Bárbara.

2006 a 2009
Em 2007assinou um contrato com a Capitol Records e após este contrato, concluiu as gravações do álbum e a editora decidiu lançar um extended play digital para introduzir a cantora nos mídia, a canção chamada “Ur so Gay”, que foi elogiado pela Madonna.
A 2ª faixa do disco “One of the Boys” foi “I kissed a girl”, uma música polémica que ditou o seu sucesso. A canção alcançou a posição cimeira das tabelas de vendas em vários países e rapidamente se tornou numa das músicas mais tocadas nas rádios de todo o mundo, colocando Katy na linha dafrente da nova geração de artistas pop. “Hot N’ Cold” foi o 3º single do disco “One of the Boys”.

2010 a 2012

Em Agosto de 2010, Katy Perry edita o seu 2º disco titulado em “Teenage Dream”. Ainda neste
ano faz a voz de Smurfette no filme “The Smurfs”.
Em Julho de 2011, foram anunciadas as nomeações para os MTV Video Music Awards, com Katy na frente com um total de nove nomeações (entre elas: Melhor Vídeo do Ano- “Firework”; Melhor vídeo Feminino- “Firework” e Melhor Vídeo Pop- “Last Friday Night” (T.G.I.F.)). Neste mesmo ano, entra para a história da Billboard ao igualar um recorde com mais de 20 anos que pertencia ao Michael Jackson.
A cantora colocou cinco singles do disco “Teenage Dream” no 1º lugar da tabela norte-americana de singles. “Teenage Dream” atinge a Platina, por vendas superiores a 2 milhões de exemplares nos Estados Unidos.

2012 a 2013
Em 2012 lança o filme “Part of Me” em 3D e em 2013 faz de novo a voz de Smurfette no filme “Smurfs 2”.
Em Agosto de 2013, a cantora anuncia com recurso a um enorme camião dourado que andou pelas ruas de Los Angeles, que o novo disco "Prism", tem lançamento marcado para Outubro. O
primeiro single, revela dias depois, intitula-se 'Roar'.

Sem comentários:

Enviar um comentário